Friedrich-Schiller-Universität Jena – Jena, Alemanha
Doutora em Educação pela Universidade Friedrich Schiller de Jena (FSU Jena), com pesquisa sobre o trabalho feminino no setor público na RDA (1970–1980). Mestre em Ciências da Educação, História Moderna e História Cultural pela mesma instituição. Atuou como intercambista na Université de Savoie, França. Atualmente é assistente de pesquisa na Cátedra de Pedagogia Histórica e Educação Global (FSU Jena), integrando o projeto SchuDiDe – Desenvolvimento Escolar Democrático-Digital. Desde 2023, é membro honorário da diretoria ampliada do Arquivo de História Contemporânea da Turíngia e da associação Künstler für Andere e.V..
Friedrich-Schiller-Universität Jena – Jena, Alemanha
Doutorando em Educação Global pela Universidade Friedrich Schiller de Jena desde 2020, é mestre em Educação, Cultura e Antropologia pela mesma instituição (2017–2019) e bacharel em Estudos Culturais pela Universidade Otto von Guericke de Magdeburgo (2012–2017). Atua como coordenador do Programa de Doutorado em Educação Global em Jena e como pesquisador associado em projetos voltados à formação docente democrática e digital. Integra a diretoria honorária do Arquivo “Matthias Domaschk” e da associação Künstler für Andere e.V. Seus principais interesses acadêmicos incluem pedagogia histórica, formação docente, democracia e educação, cultura e memória na RDA e educação global.
Friedrich-Schiller-Universität Jena – Jena, Alemanha
O Prof. Dr. Ralf Koerrenz é docente e pesquisador no Instituto de Educação e Cultura da Universidade Friedrich Schiller de Jena, na Alemanha. É graduado em Educação, Filosofia, Teologia Protestante e Germanística, com especialização em arquétipos antropológicos e culturais. É detentor de dois doutorados — ambos reconhecidos com premiação acadêmica — e de uma habilitação (Habilitation), etapa exigida em muitos países europeus para o exercício pleno da docência universitária como professor titular. Em 2008, foi um dos fundadores do Instituto de Educação e Cultura (IBK), de atuação internacional. O instituto retoma, em suas pesquisas, a tradição da teoria cultural hermenêutica da educação, buscando dialogar com os desafios contemporâneos, como a globalização, o pós-colonialismo e o mundo digital. Mantém parcerias acadêmicas internacionais, especialmente com o Brasil, Taiwan e Japão.
Universidade da Região de Joinville, Univille – Joinville (SC), Brasil
Professor titular da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade (PPG-PCS) e da Faculdade Luterana de Teologia de São Bento do Sul (SC), bem como pesquisador externo da Friedrich-Schiller-Universität Jena. Possui graduação e bacharelado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (São Leopoldo/RS) e doutorado em Teologia pela Faculdade EST (1997). Estudou no Theologisches Seminar St. Chrischona de 1978 a 1982. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Bioética e atua especialmente nos temas do patrimônio cultural, memória, sociedade, patrimônio cultural e religião, confessionalidade luterana e teologia protestante, patrimônio cultural e sociedade e a secularização e o sagrado. Em 05 de dezembro de 2023, durante cerimônia no salão Rosensäle da Universidade Friedrich Schiller, foi agraciado com o título Doutor Honoris Causa (Dr. h.c.).
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil
Curadora, pesquisadora, editora, professora e gestora cultural, é doutora em História e Crítica da Arte pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Atua nas interseções entre arte, cotidiano e práticas institucionais, com foco nas condições de trabalho dos artistas e nas dinâmicas do fazer artístico. Foi coordenadora de Educação do Museu de Arte do Rio (2018–2020), diretora e curadora do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (2014–2016) e coordenadora de projetos da EAV Parque Lage (2010–2012), além de professora substituta no Instituto de Artes da UERJ (2008–2012). Atualmente, é coordenadora-geral da Plataforma Mario Pedrosa Atual e pesquisadora associada ao projeto Amérique Latine No Oficial (Centre Pompidou, Paris, 2023). Cocuradora da exposição Ensaios para o Museu das Origens (Itaú Cultural/Tomie Ohtake, 2023–24), vencedora do Prêmio Jabuti em 2020, também assinou curadorias como Fio-ação (Paço Imperial, 2023) e A pequena África e o MAR (2018). Publicou e organizou obras como Ensaios para o Museu das Origens (2024), Imediações: a crítica de Wilson Coutinho (2008), Mario Pedrosa: primary texts (MoMA, 2016) e Brazilian Contemporary Art: documents and critical texts (Madrid: MinC/Dardo, 2009). Sua trajetória é marcada por projetos que tensionam os limites institucionais e expandem os paradigmas da arte contemporânea.
Universidad Distrital Francisco José Caldas (Bogotá, Colombia)
Doutor em Estudos Culturais Latino-Americanos, mestre em Comunicação e Desenho Cultural e Projeto Cultural. Professor no Departamento de Estudos Interculturais na Universidade de Cauca, Popayán, Colômbia. Conferências, seminários e publicações internacionais. É artista com diversas exposições na linguagem da pintura, experiência na música e na poesia.
Universidade Federal da Bahia – Bahia (BA), Brasil
Pesquisadora e crítica de arte; é professora adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e presidenta da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Atua nos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares em Artes e suas Tecnologias da UFSB, além de colaborar com o Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER/UFSB). Possui pós-doutorado pela School of Languages, Cultures and Societies da University of Leeds (Reino Unido), doutorado pelo Programa Interunidades em Integração da América Latina (PROLAM-USP), mestrado em Estética e História da Arte (USP) e graduação em Comunicação Social pela UNESP.
Sua pesquisa enfoca a decolonialidade em diálogo com linguagens estéticas contemporâneas, cultura visual, performance e práticas de arte-educação em comunidades periféricas, com ênfase nas relações entre cultura e direitos humanos. Investiga também o uso de pedagogias midiáticas e estratégias performativas em contextos coletivos e educativos.
É autora do livro A virada decolonial na arte brasileira (Mireveja, 2022), premiado pela ABCA em 2023. Foi vencedora do Prêmio Jovem Crítica (AICA, 2012) e integra diversas redes acadêmicas e profissionais. É colaboradora da revista internacional ArtNexus, editora do Jornal da ABCA e pesquisadora dos grupos Recepção Estética e Crítica de Arte (CNPq) e GPA-MAT – Pesquisas Avançadas em Materialidades, Ambiências e Tecnologias (CNPq/UFSB). SITE: https://alesimoes.cargo.site
Site: https://alesimoes.cargo.site/
Universidade da Região de Joinville, Univille – Joinville (SC), Brasil
Professora titular da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) nos cursos de em Artes Visuais; Publicidade e Propaganda; e Arquitetura e Urbanismo e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade nas disciplinas de Estética e Arte; Cultura Verbal e Cultura Visual; Pensamento Contemporâneo e Interdisciplinaridade; e Seminário de Produção Científica II. Possui doutorado e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado sanduíche pela Université Paris 1 Panthéon Sorbonne (2003/2004). Tem especialização em Arte na Educação (FAP Curitiba), graduação em Administração pela Fundação Educacional da Região de Joinville (1981). Está em estágio pós-doc em Ciências da Linguagem. Pesquisa na área de Arte, com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte e atua principalmente na arte contemporânea, arte/cultura e ensino da arte.
Universidade de São Paulo (SP), Brasil
Indígena da etnia Laklãnõ. Graduada na Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e em Letras – Português/Espanhol pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2008). Tem mestrado no Programa de Pós-graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021) com a dissertação intitulada “Lugares de acampamento e memória do povo Laklãnõ/Xokleng, Santa Catarina”. É doutoranda em Arqueologia na Universidade de São Paulo. Atua no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Indígena. É autora do livro A retomada do Mõg (2023).
Universidade Federal de Goiás – Goiás, Brasil
Professor adjunto da Faculdade de História e permanente do Programa de Pós-Graduação em História – UFG. Doutor em História (UFJF); mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel); graduado em Direito (UFJF). Participou, como bolsista CAPES, do projeto Perspectivas Teóricas sobre el Patrimonio Material e Inmaterial en Sudamerica (Brasil y Argentina), do Programa de Cooperación Internacional Asociado para el Fortalecimiento de la Posgrado, Brasil / Argentina (CAFP/BA), que resultou da cooperação acadêmica entre os programas de pós-graduação em Economia Política de la Cultura, Estudios sobre Producciones Culturales y Patrimonio de la Facultad de Filosofia y Letras (ICA/FFyL), de la Universidad de Buenos Aires (UBA), e em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas/Brasil. Colaborou, como coorganizador e autor, nas edições 35 e 36 da Revista do Patrimônio, em comemoração aos 80 anos do IPHAN. É líder do grupo de pesquisa CNPq LUPA – Lugares e Patrimônios, organizador da coleção Sobre Patrimônios (Ed. Letramento) e membro do ICOMOS.
Universidade da Região de Joinville, Univille – Joinville (SC), Brasil
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, Doutorado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutorado pela Universidade de Coimbra, em Portugal (2018). É professora do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). É líder do grupo Cidade, cultura e diferença (registrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq), em que busca possibilidades de interlocução da história cultural com estudos dos campos do patrimônio cultural, da educação e da antropologia e da sociologia urbanas.
Universidade da Região de Joinville, Univille – Joinville (SC), Brasil
Pós-doutor pela Escola Nacional de Botânica Tropical do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2016), Doutor em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (2015), Mestre em Botânica (2003), especialista em Espaço, Sociedade e Meio Ambiente (2000) pela Unibem, Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade da Região de Joinville (1999). Professor titular das disciplinas de Morfologia de Plantas Vasculares e Inventário de Flora da Universidade da Região de Joinville. Orientador de Mestrado e Doutorado. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente. Tem experiência na Morfoanatomia e Ecologia Vegetal, e atua com foco na anatomia da madeira de espécies tropicais, anatomia aplicada às madeiras de uso cultural, ecologia e diversidade funcional de florestas tropicais e ecologia do ambiente antropogênico sobre a morfoanatomia e desenvolvimento das plantas. Coordena os Laboratórios de Morfologia e Ecologia Vegetal e de Anatomia da Madeira da Univille e é curador da Xiloteca da referida instituição. Líder do grupo de pesquisa do CNPq: Madeiras Históricas: anatomia, saberes e conservação da biodiversidade. Integra o grupo nacional de pesquisa em biodiversidade da Mata Atlântica (PPBio MA) e o grupo da ISO Biodiversidade, ligado ao Centro de Conhecimento em Biodiversidade INCT. É editor-assistente do periódico científico Acta Biológica Catarinense e editor associado do periódico Frontiers in Environmental Archaeology – Paleoethnobotany.
Universidad Andina Simón Bolívar – Quito, Ecuador
Doutor en Literatura Latino-Americana e Mestre em Estudos da Cultura, ambos pela Universidade Andina Simón Bolívar, sede Equador; licenciado em Ciências da Comunicação Social pela Universidade Católica Boliviana São Paulo. Professor dos programas de doutorado y de pós-graduação em Literatura e em Comunicação da Universidade Andina Simón Bolívar, sede Equador. Autor de diversos livros, como: Análisis del discurso social y político (em coautoria com Teun van Dijk); Máquinas de pensar: videojuegos, representaciones y simulaciones del poder; Historias desde el futuro: ciencia ficción andina como antropología especulativa; e, mais recentemente, El gesto capturado: La caricatura satírico-política, el discurso de lo injurioso en el contexto político ecuatoriano. Possui publicações em capítulos de livros, artigos científicos e artigos de divulgação. Neste último contexto, é colaborador da revista Amazing Stories e do jornal digital El Telégrafo, onde mantém uma coluna sobre cinema. É editor da revista indexada URU, revista de comunicação e cultura, e da revista Andina, ambas da Universidade Andina Simón Bolívar, sede Equador.
Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (SC), Brasil
Antropóloga, com graduação em Ciências Sociais (1998), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde também atua como pesquisadora associada ao Grupo de Estudos em Antropologia do Ciberespaço (GrupCiber). Realizou doutorado-sanduíche na Université de Montréal, no Canadá (2004–2005), e pós-doutorado na UFRGS (2022–2023), no âmbito do projeto Rede Covid Humanidades (MCTI). Atualmente desenvolve novo estágio de pós-doutorado na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com bolsa CAPES, dentro do projeto Udesc e Sociedade: Programa de Extensão na Pós-Graduação (PROEXT-PG).
Sua pesquisa foca nas formas contemporâneas de sociabilidade mediadas por tecnologias da informação e comunicação (TICs), com ênfase em antropologia da cibercultura, metodologia de pesquisa e epistemologias digitais.
É Secretária Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC/SC (2023–2025) e integra a Diretoria do Movimento Instituto Humaniza SC. Atuou como professora substituta no Departamento de Antropologia da UFSC (2023–2024) e, por 15 anos, foi docente titular da Faculdade Ielusc (2007–2022), onde também exerceu funções de liderança, como coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (2013–2017), da Ação Comunitária e Responsabilidade Socioambiental (2019–2022) e da equipe editorial da Revista Redes (2018–2022).
Universidade Distrital Francisco José de Caldas de Bogotá (Colômbia)
Doutor em Estudos Culturais Latino-Americanos, mestre em Filosofia. Docente titular na Faculdade de Artes ASAB, da Universidade Distrital Francisco José de Caldas de Bogotá, Colômbia. Docente em Artes Plásticas e Visuais no mestrado e doutorado em Estudos Artísticos. Dirige o grupo de investigação “Poieses XXI”. Curador de exposições individuais e coletivas. Diretor da Calle 14, revista de investigação no campo da arte. É coordenador do Doutorado em Estudos Artísticos, também edita Estudos Artísticos: revista de investigação criadora.